fbpx

A morte do príncipe / Tiago Cruvinel

Cruvinel, Tiago
A morte do príncipe / Tiago Cruvinel – Curitiba: CRV, 2020. 84 p.
ISBN: 978-85-444-4050-6. Romance.
Nota 5/5
Foi só sobrar um tempinho na minha agenda, que corri para ler. A experiência foi mágica, e, de certa forma, isso me conectou ainda mais à obra. A capa é linda, a diagramação está perfeita. A edição da @editoracrv também está incrível.
Aventure-se você também.
Link para compra: https://bit.ly/3b5RicP

Resenha
O romance é escrito em primeira pessoa, o que deixa o leitor curioso sobre a realidade dos fatos. Seria essa prosa poética uma ficção?
Com uma leitura fluída, e escrita envolvente, o autor nos leva a conhecer o mundo do protagonista do livro, um jovem professor universitário.
Cada prosa é construída de forma natural, com um discurso direto e livre, fazendo um elo intrigante entre os personagens. A intimidade do personagem é revelada com ritmo e harmonia, rompendo com padrões predeterminados e receitas prontas, no que diz respeito ao relacionamento humano.
Já a poesia encontrada nessa obra é a expressão de emoções e sentimentos em um texto trabalhado esteticamente.
O autor sentiu-se livre no trato da linguagem e suas criações, dando ritmo e componentes emotivos ao texto. O amor ou a intenção de amar é o que mais se destaca nos capítulos dessa obra. De forma poética nos é relatado a paixão, que traz consigo perdas e decepções, desafiando o próprio personagem: – seria possível mudar a dor em vez de ela nos mudar? O próprio personagem nos responde: “ Ainda me sinto iniciante. Como tudo na vida, sigo evoluindo. ”
Sem sombra de dúvidas é uma obra impecável, que pede continuação @tiagocruvinel. Ficamos por aqui no aguardo das próximas obras.

QUOTES
“Escrevo para que voltes a dormir, coração. ”
“ Talvez o que importa na vida é ter experiências que possam ser registradas em nossas memórias ou até mesmo em um filme. ”
“ É sempre um privilégio ter alguém gostando da gente”.
“ Eu poderia dar o meu melhor, sendo eu mesmo. Sem medo. Sem filtro. ”
“ Ainda me sinto iniciante. Como tudo na vida, sigo evoluindo. ”
Sinopse
“A morte do príncipe” é um texto corajoso, sincero e íntimo. Em cada linha somos imersos nas sensações e nos pensamentos de um jovem que, embora já tenha tido um longo e sólido relacionamento e pareça o senhor das suas relações afetivas, vê-se absorto diante do acontecimento de uma nova paixão. Com uma linguagem fluida e períodos curtos, Tiago nos faz acessar uma mente frenética, desconsertada pelas emoções desse breve, mas intenso encontro amoroso. A gente se identifica, se surpreende, ri e se emociona. Ficamos intrigados com a dissolução dos limites entre a ficção e a realidade, pois o romance, em primeira pessoa, de fato traz a voz, os acontecimentos e os cenários da vida do Tiago. Sem amarras e sem orgulho, o autor-personagem compartilha sua intimidade, nos deixa ver o homem que, para além de estar apaixonado, reflete sobre a própria vida, sobre suas escolhas, sobre seus desejos. Em seu primeiro romance, Tiago não rompe apenas com os limites que geralmente colocamos diante do outro, ele rompe também com a rigidez dos padrões estéticos e literários. Seu texto é uma prosa poética (ou uma poesia em prosa?), metáforas inusitadas e sofisticadas se misturam com o tom coloquial do dia a dia, a intertextualidade que convoca Drummond também coloca o amor nos termos de um contrato jurídico. É um romance irreverente; a história de um homem apaixonado que quer muito mais, não apenas de um romance, mas da vida.

Manuella Felicíssimo,
Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

TIAGO CRUVINEL
Autor, professor, ator e pesquisador. É formado em Interpretação Teatral e Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). É mestre e doutor em Artes pela UnB e pós-doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG. Ganhador do prêmio de melhor Tese na área de Linguística, Letras e Artes junto ao Prêmio UnB Tese do ano de 2017. Atualmente realiza, na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), seu segundo pós-doutorado.